Notícias

Conheça o imposto de renda

Neste artigo, vamos nos concentrar em um tema bem conhecido, que, no entanto, ainda levanta algumas questões todos os anos. Imposto de Renda.

 

Ano após ano, um grande número de brasileiros tem que se preparar para declarar ao governo tudo o que aufere de rendimentos por meio do Imposto de Renda (IR). O objetivo do imposto é arrecadar fundos para financiar vários projetos do governo.

 

Mas vamos entender o que seria esse imposto de renda? Como funciona? Quem é obrigado a pagar? Você pode descobrir tudo sobre o imposto abaixo.

 

O que se compreende por imposto de renda?

 

O chamado imposto de renda é um imposto que deve ser pago ao governo federal e geralmente é deduzido de sua renda mensal e também dos lucros que você possa ter com vendas ou outras fontes como pessoa física ou jurídica, esse imposto é usado por governos para o desenvolvimento em diversas áreas de infraestrutura, educação, saúde, entre outras.

 

Quem é obrigado a pagar?

 

Todas as pessoas que tiveram rendimentos acima de determinado valor determinado pelas vendas podem cumprir essa obrigação com as vendas por meio do imposto de renda. No entanto, esse valor varia de acordo com os rendimentos de pessoa para pessoa.

 

Como funciona o imposto de renda?

 

Geralmente, a contribuição tributária é feita a partir de cálculos que vão além do rendimento bruto de quem vai contribuir.

O rendimento bruto é a soma de todos os rendimentos auferidos num determinado ano, independentemente da sua natureza.

 

Outro ponto importante a considerar é que, se você é contribuinte, tem direito a certas deduções fiscais para despesas como educação, saúde, remédios. Além disso, o valor do imposto de renda é reajustado anualmente pela inflação.

 

Quanto custa o imposto de renda?

 

O valor do imposto depende dos resultados dos cálculos que foram feitos sobre os rendimentos totais de quem contribui com os cálculos das despesas que podem ser deduzidas, de modo que você paga apenas a diferença entre o valor do imposto e as despesas deduzidas.

 

Veja um exemplo simples, se você tem uma renda bruta total de 5000 por mês e gasta 500,00 por ano com saúde ou educação, o imposto que você paga é 750,00 (5000, x 15%), mas se você gastou 1000,00 você não terá pagar nada por educação e saúde no ano porque suas despesas disponíveis eram maiores do que os impostos que você teria que pagar, então você está isento dessa obrigação.

 

Quem pode deduzir as despesas com imposto de renda?

 

Quem contribuir pode matar alguns itens:

 

– Despesas com educação;

 

– gastos médicos;

 

– Imposto pago no ano anterior.

 

– pensão alimentícia paga no ano anterior;

 

– Doações para instituições de caridade.

 

Conclusão

 

Entendemos que o tributo é federal e que incide sobre pessoas físicas e jurídicas por meio dos rendimentos que geram ao longo do ano, mês a mês.

O imposto de renda pode ser pago por todas as pessoas que tiveram rendimentos acima do valor determinado pela declaração. O imposto de renda é calculado com base na renda bruta do contribuinte, podendo o contribuinte deduzir de suas despesas os seguintes itens: despesas com educação, despesas médicas, imposto de renda pago no ano anterior, pensão alimentícia paga no ano anterior e doações para caridade.