FGTS Extraordinário
A Caixa fornece datas de pagamento para novos levantamentos do FGTS extraordinário. Este benefício foi disponibilizado ao cidadão brasileiro no dia 20 de Abril, com uma oferta total exacta de aproximadamente 42 milhões de pessoas. Por favor, veja o calendário abaixo.
Outro pagamento inesperado foi aprovado pelo governo federal. A fim de pôr a economia nacional em movimento, o governo autorizou a concessão de um levantamento extraordinário pelo FGTS no montante de R $1.000 para os empregados. Os depósitos foram feitos através da Caixa Tem, com um investimento total de cerca de 30 mil milhões de reais.
Para verificar o valor da retirada extraordinária do Fundo de Reserva de Bónus de Retirada (FGTS), o número do Programa de Inclusão Social (PIS) deve ser comunicado. O número pode ser consultado no site ou aplicativo da Caixa Econômica Federal, e o PIS é também indicado no cartão de trabalho e no cartão de cidadania.
Quem tem direito?
De acordo com a informação já disponível, qualquer empregado associado ao FGTS pode retirá-la. No entanto, deve ter um saldo, em contas ativas e inativas, de pelo menos 1 mil reais.
O calendário expira a 15 de Junho, mas o período máximo para a retirada é até 15 de Dezembro. Após este período, o valor será transferido de volta para o FGTS, sem permissão para liberar outros mais tarde.
Como posso SACAR o dinheiro?
- Pode levantar sem cartão, por isso clique no botão “Enter” no teclado do multibanco.
- Clicar no botão “Retirar Assistência de Emergência”.
- Introduza o seu número de CPF e clique no botão “Confirmar”.
- Introduza o código de 6 dígitos gerado na aplicação Caixa Tem e clique no botão “Confirmar”.
- Seleccione um montante de levantamento e clique no botão “Enter”.
- Aguardar que os fundos sejam libertados.
Como posso gerar o código para fazer um levantamento de dinheiro?
- Acesse à sua conta poupança digital na aplicação;
- Em seguida, toque na opção de levantamento e introduza o montante que pretende retirar;
- Quando o montante é comunicado, será gerado um código;
- O beneficiário escreverá este código e utilizá-lo-á para fazer o levantamento numa caixa multibanco ou lotéria.
Como fazer uma retirada com um código?
- Ir a um caixa automática;
- Aperte a tecla “Enter” no teclado;
- Seleccionar a opção “Retirada de emergência”;
- Introduza o seu número de CPF e clique no botão “Confirmar”;
- Introduza o código de seis dígitos gerado na aplicação Caixa Tem e prima o botão “Confirmar”;
- Escolher uma quantia a ser retirada e premir o botão “Enter”.
- Posteriormente, o valor selecionado será entregue.
A retirada de emergência do FGTS, anunciada recentemente pelo governo, libertará até 1000 rúpias para cerca de 42 milhões de trabalhadores a partir de 20 de Abril.
Se tiver um saldo em qualquer das suas contas ativas ou inativas, o valor será automaticamente transferido para a sua conta Caixa Tem.
Você sabia que é possível investir os valores do FGTS extraordinário?
Agora que já entendeu como solicitar a retirada extraordinária do FGTS, é tempo de pensar no que fazer com este dinheiro. É verdade que R $1 mil, o valor máximo a que os empregados têm direito, não pode resolver a vida de ninguém.
No entanto, é possível pensar em algumas utilizações interessantes para este dinheiro.
Abaixo reunimos algumas alternativas a considerar:
Dar prioridade às dívidas com uma taxa de juro elevada
Tem dívidas vencidas? Contas vencidas? Utiliza cartões de crédito especiais ou cartões de crédito rotativos?
- Nestes casos, pode ser aconselhável utilizar o valor da retirada de emergência do FGTS para pagar a dívida ou parte dela uma vez que o retorno do investimento noutras aplicações não seria capaz de compensar os danos causados pela elevada taxa de juro.
- A primeira coisa que se recomenda, portanto, é analisar a sua vida financeira para avaliar todas as dívidas que tem.
- Construa a sua reserva de emergência
- A constituição de uma reserva de emergência é um requisito para cada investidor. Será o seu “tampão de segurança” em caso de acontecimentos imprevistos, tais como doenças familiares ou desemprego.
- A reserva deve incluir um montante equivalente a pelo menos seis meses do seu custo de vida, para que o possa manter até recuperar a sua fonte de rendimento ou normalizar a sua vida financeira.
- Se ainda não tiver uma reserva financeira, o valor da inclusão extraordinária do FGTS pode ajudá-lo a construir uma.
- Invista nos seus objetivos de vida
- Se já tem a sua reserva, talvez a melhor utilização para a retirada extraordinária do FGTS seja investir no seu futuro.
- Para o fazer, considere investir nos seus objectivos de vida, tais como permitir-lhe viajar para o estrangeiro em dois anos, comprar a sua própria casa ou ter a cerimónia de casamento dos seus sonhos.
Em minutos, irá abrir a sua conta e definir os seus objetivos de vida para começar a investir. Uma vez tudo pronto, receberá uma carteira recomendada com base nas suas necessidades e na sua tolerância ao risco.
Por outras palavras, tratamos das complexidades para que se possa concentrar nos seus objetivos.
Pode usar o valor para substituir o seu telemóvel ou finalmente comprar aquele computador que anseia. Também pode utilizar o dinheiro para pagar parte da sua próxima viagem.
Ao tentar equilibrar a sua vida pessoal e profissional, não vale a pena poupar para salvar. Gastar com o seu próprio bem-estar também beneficiará a sua vida, e é importante reconhecer isto.
O que precisamos de combater nestes casos é a despesa desnecessária e desnecessária. Mas o lazer não se enquadra necessariamente nesta categoria.