Limpando e organizando seu computador
É uma boa ideia pensar no seu PC como um escritório. Ele armazena arquivos, programas, imagens. Isso pode ser comparado aos arquivos, máquinas e decorações de um escritório real. O sistema operacional é o chefe. Com essa imagem em mente, pense em um escritório que você visitou que era lento e ineficiente. Provavelmente havia muitas razões diferentes para a ineficiência. Este é o mesmo com um computador. Pode haver muitos itens que tornam seu computador lento. Talvez o mais comumente negligenciado seja a desorganização e a desordem.
Limpeza de disco
Um escritório pode acumular muitos arquivos, máquinas e decorações desnecessárias. Este é o mesmo com o seu computador. Uma das melhores maneiras de manter essa desordem sob controle é realizar um utilitário de limpeza periodicamente. No Windows, esse utilitário de limpeza será chamado de “limpeza de disco”. Ele remove uma variedade de arquivos desnecessários, dependendo das opções selecionadas.
Para realizar uma limpeza de disco no Windows XP, basta clicar em “meu computador” no menu Iniciar. Clique com o botão direito do mouse em sua “unidade c” ou “disco rígido” e escolha propriedades. Clique em “limpeza de disco” e siga as instruções. Ao selecionar arquivos para limpar ou excluir, o Windows fornecerá informações para ajudá-lo a decidir. Ao examinar a lista de tipos de arquivo, basta clicar no nome do tipo de arquivo e ler a descrição colocada abaixo na área de descrição. Isso permitirá que você saiba se os arquivos podem ser excluídos com segurança. Para selecionar o grupo de arquivos, basta marcar a caixa ao lado do nome do grupo. Quando terminar de selecionar, pressione “OK” para finalizar.
Agora, realizar uma limpeza de disco não consome muito tempo, apenas alguns minutos, e pode economizar mais tempo no final, tornando seu computador mais rápido. No entanto, uma limpeza de disco deve ser executada periodicamente, em vez de apenas de vez em quando. Uma maneira de fazer isso ser executado periodicamente é torná-lo uma tarefa agendada. Isso permitirá que seu computador o execute automaticamente com intervalos e horários determinados por você. No entanto, você sempre pode executá-lo periodicamente sem criar uma tarefa agendada.
Adicionar ou remover programas
As informações fornecidas acima podem ajudá-lo a se livrar de alguns arquivos desnecessários, mas você também pode precisar limpar alguns programas desnecessários. Isso pode ser feito usando o utilitário “adicionar ou remover programas” no Windows. Ele está localizado no painel de controle e lista todos os programas instalados no momento, juntamente com uma opção para desinstalá-los. É uma boa ideia navegar pelo utilitário adicionar ou remover programas de vez em quando apenas para garantir que todos os programas sejam úteis.
Se houver programas listados que não são mais usados, você pode simplesmente destacar o programa e clicar no botão de desinstalação. O Windows iniciará o processo de desinstalação do programa. Na maioria dos casos, para concluir a desinstalação de um programa, é aconselhável reiniciar o computador. Isso irá despejar e arquivos que são retidos temporariamente.
O utilitário para adicionar ou remover programas é muito útil, mas nem todos os programas estão listados no início. Os programas que vêm pré-instalados em seu computador e no sistema operacional Windows também podem ser desinstalados. Por exemplo, o Outlook Express é um programa de e-mail padrão que vem com o sistema operacional Windows XP. Se você não usa este programa de e-mail, você pode desinstalá-lo. Clique em “adicionar ou remover componentes do Windows” encontrado no utilitário de adicionar ou remover programas e simplesmente siga as instruções.
Desfragmentar
Muitos escritórios contêm um grande número de arquivos e programas que são valiosos e não podem ser jogados fora. Na verdade, eles podem conter arquivos que nem são usados, mas ainda precisam ser retidos por algum motivo. Embora esses arquivos devam permanecer no escritório, eles precisam ser organizados. É por isso que criamos pastas de arquivos que contêm grupos de arquivos relacionados. Então os armazenamos em armários organizados em ordem alfabética.
Em um computador, os arquivos salvos são colocados no disco rígido. No entanto, eles são colocados de acordo com o tempo em que foram salvos. Portanto, se você abrir um documento do Word e salvar o arquivo como “arquivo A” e depois abrir outro documento e salvá-lo como “arquivo B”, você terá um “arquivo A” colocado ao lado do “arquivo B”. Isso é bom, mas se você abrir o “arquivo A” mais tarde e salvá-lo novamente, as informações adicionadas serão salvas ao lado do “arquivo B”.
Quando os arquivos são divididos dessa maneira, eles são chamados de arquivos fragmentados. Isso significa que o computador deve localizar a primeira parte do arquivo e, em seguida, localizar a segunda parte do arquivo para abrir esse documento de uma palavra. Isso pode tornar seu computador mais lento. No entanto, o Windows criou um utilitário destinado a reorganizar os arquivos para que eles não fiquem mais fragmentados, mas fiquem próximos um do outro.
Você pode executar o desfragmentador de disco selecionando “todos os programas” no botão Iniciar. Em seguida, selecione “acessórios” e “ferramentas do sistema” e você verá “desfragmentador de disco”. Na verdade, essa também é uma maneira alternativa de selecionar a limpeza de disco mencionada anteriormente. Antes de iniciar o desfragmentador, você pode analisar seu disco rígido para ver se o Windows recomenda executar o desfragmentador. Ele dirá que você deve ou não desfragmentar neste momento.
Se você precisar desfragmentar seu computador, basta pressionar o botão de desfragmentação. O seu computador pode demorar um pouco para concluir esta tarefa, dependendo da velocidade do seu computador e da quantidade de arquivos desfragmentados. Pode demorar cerca de 15-30 minutos ou mais. No entanto, você ainda pode usar o computador enquanto o desfragmentador de disco estiver funcionando.