Notícias

O que é Energia Alternativa

Podemos aproveitar muita energia se apenas procurarmos pesquisar e desenvolver as tecnologias necessárias. Podemos nos afastar dos combustíveis fósseis e das antigas redes, recorrendo a alternativas a essas fontes de energia.

 

Uma dessas fontes alternativas de energia é a energia eólica. As turbinas eólicas estão sendo constantemente desenvolvidas para se tornarem mais eficientes em termos energéticos e menos dispendiosas. “Parques eólicos” surgiram em muitos países e, com o tempo, tornaram-se ainda mais estratégicos para não prejudicar pássaros como as antigas turbinas eólicas.

 

Outra fonte de energia alternativa é a mais conhecida: a energia solar. Trata-se de fabricar células solares que captam e concentram a energia emitida diretamente pelo sol e a convertem em eletricidade ou, em alguns casos, em água quente. Como a energia eólica, a energia solar tem poluição absolutamente zero.

Governos e investidores veem a energia das ondas como tendo um enorme potencial para gerar eletricidade. Um gerador na França está funcionando há anos e é considerado um grande sucesso, e instalações experimentais estão funcionando na Irlanda e na Escócia.

 

A energia hidrelétrica existe há algum tempo, onde é instalada como um poderoso gerador de eletricidade mais limpo que a rede. No entanto, existem certas limitações quanto à localização correta para a construção de grandes barragens. Devido a esta limitação, muitos geradores hidrelétricos radiais ou pequenos locais foram instalados recentemente.

 

A energia geotérmica é muito abundante porque está bem debaixo dos nossos pés, a poucos quilômetros da superfície da Terra. Essa energia é produzida pelo aquecimento da água através da ação do núcleo fundido excepcionalmente quente da Terra.

A água é transformada em vapor, que pode ser usado para acionar um motor de turbina, que por sua vez gera eletricidade. Muita pesquisa e desenvolvimento devem ser investidos para capturar energia geotérmica.

 

A energia de exaustão, essencialmente metano, inverte a relação usual entre energia e poluição, produzindo energia a partir de resíduos de aterros sanitários e alguns poluentes atmosféricos. Este gás é usado em células de combustível e pode ser usado em geradores a gasolina padrão.

 

O etanol é uma alternativa à gasolina e é feito de substâncias como trigo, cana-de-açúcar, uva, morango, milho e até lascas de madeira e celulose. Há um debate sobre se esse combustível é realmente econômico ou prático, exceto em áreas muito localizadas, mas a tecnologia para extraí-lo e misturá-lo está em constante aprimoramento.

A energia do biodiesel é produzida a partir de óleos contidos nas plantas. Até agora, lojas comerciais de biodiesel foram estabelecidas usando óleos de soja, canola e girassol. No momento da redação deste artigo, o biodiesel é normalmente produzido por indivíduos empreendedores ou que procuram experimentar fontes alternativas de energia, mas o interesse comercial das empresas está aumentando. Ele queima mais limpo do que o diesel à base de óleo.

 

A energia atômica é produzida em usinas atômicas usando o processo de fissão nuclear. Essa energia é muito eficiente e pode gerar muita energia. Algumas pessoas se preocupam com o que fazer com a quantidade relativamente pequena de resíduos que a energia atômica emite porque é radioativa e leva centenas de anos para se decompor até se tornar inofensiva.