Empregos Notícias

Os empregos de técnico de farmácia estão crescendo

Técnicos de farmácia são as pessoas de linha de frente que você vê nas farmácias. São eles que realmente fazem o trabalho rotineiro de dispensar medicamentos – receber as prescrições, verificar sua integridade, retirar o medicamento, contar, pesar ou medi-lo, preparar os rótulos das prescrições, selecionar o recipiente adequado e rotulá-lo. A prescrição preenchida é então precificada e arquivada, e verificada por um farmacêutico antes de ser entregue ao paciente.

Com efeito, os trabalhos de técnico de farmácia envolvem ajudar os farmacêuticos nas tarefas rotineiras de preenchimento de prescrições. O trabalho exige treinamento e certificação para entender as prescrições, verificar sua exatidão e integridade, selecionar os medicamentos certos e preencher o pedido atendendo a todas as formalidades corretas. Os técnicos podem receber solicitações de pacientes ou diretamente de médicos. Eles devem ser capazes de decifrar a caligrafia dos médicos e verificar se a receita faz sentido.

Os trabalhos de técnico de farmácia são, portanto, mais do que apenas encher comprimidos e cápsulas em pacotes. Os técnicos podem até ser obrigados a misturar a medicação. Sempre que tenham dúvidas ou questões, devem encaminhá-las ao farmacêutico. Isso significa que eles devem saber quando e como fazer as perguntas certas!

Outras Rotinas Técnicas da Farmácia

Além do preenchimento de prescrições, a dispensação de medicamentos envolve também:

Criação e manutenção de perfis de pacientes

Elaboração de formulários de sinistros

Leitura de prontuários hospitalares, preparação e entrega de medicamentos aos pacientes (após verificação por farmacêutico)

Organização da medicação entrega para evitar erros (reunindo um suprimento de medicamentos de 24 horas para cada paciente, embalando e rotulando cada dose separadamente no armário de remédios do paciente) e verificando as embalagens pelo farmacêutico

Normalmente, o trabalho do técnico de farmácia é estocar os medicamentos prescritos e de venda livre nas prateleiras da farmácia e fazer o inventário periodicamente. Auxiliares de farmácia vão ajudar o técnico nessas e em outras rotinas como fazer contas, atender telefones e manusear dinheiro.

Tornando-se um Técnico de Farmácia

Como ficaria claro a partir do exposto, o trabalho de técnico de farmácia exige menos conhecimento relacionado a medicamentos do que o necessário para um farmacêutico, mas muito mais conhecimento do que um leigo.

Você precisa se tornar um técnico de farmácia certificado passando em um exame para se qualificar para um trabalho de técnico de farmácia. A formação técnica dá aos formandos as competências e os conhecimentos necessários para realizar o tipo de trabalho acima referido.

Depois de concluir o treinamento, você normalmente teria que obter uma licença estadual para trabalhar como técnico de farmácia. Os técnicos de farmácia também devem frequentar horas específicas de educação continuada por meio de aulas de contato para serem elegíveis para renovação a cada dois anos.

Perspectivas de Emprego do Técnico de Farmácia

atualmente contamos também com o crescimento de uma população de idade mais avançada, que com certeza utiliza uma quantidade maior de medicamentos, isso quer dizer que provavelmente haverá uma maior necessidade de profissionais técnicos de farmácia. Novas descobertas de medicamentos, por tratarem cada vez mais condições, também significam maior necessidade de técnicos treinados e capazes de preencher as prescrições corretamente.

Sempre que possível, os empregadores preferirão empregar o técnico de farmácia mais barato do que um farmacêutico altamente treinado (e, consequentemente, caro).

Existe uma grande oportunidade nesse mercado pois as estimativas é que cada vez mais cresçam as vagas para técnicos de farmácia além do que em outras categorias no mercado de trabalho.