Por que preciso de um advogado tributário ?
Neste artigo vamos abordar um assunto de extrema importância que refere-se às questões tributárias que muitas vezes não damos a devida importância. Para entender um pouco mais continue a leitura.
É lamentável, mas é verdade que muitas pessoas nem sequer consideram consultar um advogado tributário até abrirem suas caixas de correio um dia e receberem aquela temida carta da receita federal. Um advogado fiscal é um advogado especializado em todas as áreas de impostos.
O advogado tributário é obrigado a frequentar a faculdade de direito por mais um a três anos, após a faculdade regular de direito, para fazer sua especialização e se tornar um expert na área de tributação.
Por sua vez, os órgãos legais da receita tem seu próprio grupo de advogados fiscais experientes, portanto, se houver um momento em que você precise enfrentar uma situação dessa natureza por qualquer motivo, é indispensável que você tenha seu próprio advogado tributário com você.
Um advogado tributário possui todas as ferramentas e meios necessários para lidar com quaisquer questões tributárias que surjam durante quaisquer disputas ou questões fiscais.
Se você foi contatado pelo órgão da receita e deseja contratar os serviços de um advogado tributário, há algumas coisas a serem lembradas ao procurar o advogado certo.
Primeiro, você precisa escolher um advogado tributário que tenha amplo conhecimento e experiência em todas as áreas tributárias. Isso significa que o advogado tributário escolhido deve estar atualizado sobre todos os regulamentos tributários, leis, processos fiscais recentes e anteriores, decisões fiscais recentes e anteriores, procedimentos de apelação, procedimentos de auditoria, contencioso tributário e cobrança.
Você também deve procurar conhecimento de negócios ao considerar um advogado tributário. Seu advogado fiscal deve ter um bom conhecimento quando se trata de contabilidade empresarial. Ele deve ter experiência e formação na área financeira para entender o seu caso por completo.
Seu advogado tributário também deve ter um conhecimento prático de muitas outras áreas jurídicas, como falência, direito de agência e direito contratual. Seu advogado tributário deve ter um bom conhecimento jurídico para reconhecer quaisquer problemas que possam ser considerados de natureza criminal.
Finalmente, você precisa de um advogado tributário que também tenha habilidades em negociação e litígio. Se precisar de enfrentar o leão do imposto, vai precisar de um advogado fiscal que possa negociar acordos e esteja ao seu lado se precisar de ir ao Tribunal Fiscal, se o órgão competente pelo imposto o acusar de um crime fiscal. Lidar com a união pode ser um processo longo, difícil e humilhante. É impressindivel que você tenha um advogado tributário experiente e respeitável ao seu lado durante a audiência.
Seu advogado tributário terá pleno conhecimento sobre todos os aspectos das leis tributárias e o que o departamento de imposto de renda legalmente pode ou não fazer durante o processo. Ele ou ela pode aconselhá-lo sobre seus direitos se o órgão puder infringir a lei durante qualquer parte de suas negociações com essa agência.
Conclusão: As informações aqui apresentadas não devem ser interpretadas como aconselhamento jurídico ou fiscal. Se você precisar de aconselhamento jurídico ou tributário, procure aconselhamento profissional de um advogado tributário qualificado para obter as melhores opções para você.