Notícias

Prioridades trazem foco ao orçamento familiar

Muitas vezes, o orçamento familiar é uma fonte de conflito. Na maioria das vezes, o maior ganhador toma a decisão financeira final, o que nem sempre é um acordo bem-vindo para o resto. Como o dinheiro é uma parte tão intrínseca da vida familiar, as famílias precisam chegar a um acordo nesse aspecto. Há um ciclo de quatro etapas no orçamento do dinheiro da família para manter a paz e a harmonia.

1. Defina suas prioridades.

As prioridades são diferentes das metas. São aspectos da vida de sua família que você, como família, deseja focar, digamos, na saúde ou no futuro dos filhos. Enquanto as metas são alvos específicos que apoiam as prioridades.

Ao definir prioridades, não defina muitas, pois isso prejudica o propósito. Idealmente, deve haver apenas um, mas como a vida não é ideal, 2 a 3 são razoáveis.

À medida que as prioridades são definidas e acordadas, anote-as. Coloque o papel onde todos possam vê-los para lembrá-los do que sua família está focada nos próximos anos.

2. Liste seus objetivos.

Uma vez que a família tenha definido e acordado as prioridades, o próximo passo é definir as metas. Metas são condições específicas e mensuráveis ​​que, quando alcançadas, apoiarão as prioridades.

Ao estabelecer metas, estabeleça uma meta que seja desafiadora e alcançável. De 10 a 15% da renda da família é uma boa meta de economia para a educação futura de uma criança: alongada, mas alcançável.

Tente limitar sua família a estabelecer 1-2 metas por prioridade, para manter o foco.

3. Trabalhe focando em seus objetivos.

Depois de definir suas prioridades e metas, comece a viver de acordo com elas. Todas as atividades da família serão voltadas para trabalhar em seus objetivos. Acompanhe o progresso, principalmente em metas financeiras, usando uma ferramenta de acompanhamento de receitas e despesas. A maneira mais simples é pegar um caderno e listar todas as despesas e receitas e definir um orçamento para gastos futuros. Há aqueles que investem em software de computador ou um contador da família. Seja o que for, o importante é ter um sistema de acompanhamento do desempenho da família para atingir seus objetivos.

4. Avalie sua vida familiar.

Em um determinado momento, quando você sentir que é hora de avaliar sua vida, verifique como sua família está se saindo em relação às metas. As metas que foram alcançadas podem ser marcadas na lista e novas podem ser formuladas.

Às vezes, em grandes mudanças, digamos, uma mudança de carreira, ou quando um membro da família vai embora, pode ser hora de reavaliar as prioridades. Quando chega esse momento, então começa o ciclo, assim como para que serve: a vida!

Conclusão: podemos entender através deste artigo que a melhor maneira de conseguir organizar e manter em dia o orçamento familiar é fazendo a definição de metas e trabalhando para alcançar o objetivo